Técnicas de Personalização

 

1.SERIGRAFIA (SILK SCREEN) 

A personalização por silk screen / serigrafia é um dos mais antigos processos de impressão, sendo bastante artesanal e sendo um dos processos mais flexíveis pois pode ser realizado na maioria dos materiais existentes; hoje é um processo muito usado no acabamento de produtos gráficos, nas industrias do ramo de brindes, automobilístico, elétrico, eletrônico (painéis, placas de circuito impresso, computadores, teclados, etc..), construção civil, comunicação urbana, indústria têxtil, produção artística, e outros.

Atualmente, o seu processo é totalmente automatizado: dos fotolitos as imagens são gravadas por processo fotográfico em telas sintéticas especiais revestidas com uma finíssima camada impermeável às tintas; as regiões gravadas com a imagem são permeáveis às tintas, ao contrário do resto da tela, que permanece impermeável; cada tela é fixada numa moldura rígida e posicionada sobre a superfície a ser impressa.

 

2. SUBLIMAÇÃO

Permite gravar imagens realistas e figuras com muitas cores. A sublimação é uma técnica moderna de transfer, que garante uma ótima durabilidade à personalização.

A sublimação trata-se de um processo químico em que a substância utilizada passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso (lembre-se dos exemplos que estudávamos na escola: a naftalina, o gelo seco – são exemplos perfeitos de sublimação). Quando pensamos neste processo no caso da estamparia, a imagem impressa no papel é o componente sólido, que, quando aplicado no tecido sob calor e pressão da máquina, transforma-se em vapor, transferindo-se para o tecido.

 

3. BORDADO

Bordado é uma forma de criar a mão ou a máquina desenhos e figuras ornamentais em um tecido, utilizando para este fim diversos tipos de ferramentas como agulhas, fios de algodão, de seda, de lã, de linho, de metal etc., de maneira que os fios utilizados formem o desenho desejado.

O bordado é uma personalização utilizada exclusivamente em tecidos. O resultado é bastante elegante e é ideal para dar um melhor acabamento a produtos como camisas, camisetas polo, bolsas e mochilas.

 

4. IMPRESSÃO DIGITAL

Dispensa o uso de fotolitos e é feita em copiadoras coloridas (para pequenas tiragens até 200 cópias), plotters (para impressão de grandes formatos), impressoras de provas digitais e também as chamadas de impressoras digitais que imprimem grandes tiragens sem fotolitos.

Ao longo do tempo a impressão digital foi ganhando espaço no mercado gráfico, conseguindo a mesma qualidade e durabilidade das impressões "offset", permitindo praticamente todos os acabamentos e encadernações. Os desafios da impressão digital estão focados em reduzir os custos para a popularização de seu uso. Algumas gráficas de vanguarda aprimoraram o seu uso com a técnica de impressão híbrida, parte do material é produzido no tradicional offset e outra em processo de impressão digital, permitindo um impresso de altíssima qualidade e aplicações de personalizações, tanto de texto quanto imagens. 

 

5. ADESIVO

O adesivo é uma personalização bastante durável e com custo bastante acessível. É ideal para grandes superfícies planas e lisas.

O adesivo resinado é um adesivo com ótima aderência que recebe resina em sua superfície. Graças a essa resina, o adesivo fica em alto relevo e com uma aparência brilhante translúcida, passando a impressão de que o adesivo está dentro de um vidro abaloado ou dentro de um ambiente gelatinoso.

 

6. GRAVAÇÃO A LASER

A personalização de brindes à laser é um processo preciso, de alta qualidade e bom gosto. No processo de gravação é feito o desgaste/ “queima” do material seja ele de metal, madeira, couro, bambu ou silicone – entre outros – por um feixe de laser.

Na gravação a laser não é possível escolher a cor da gravação pelo fato de ser apresentado a cor camada inferior – pelo fato do laser fazer o desgaste da peça – que pode ser em diversos tons e cores tais como: dourada, prateada, branca ou até mesmo preto.

O Laser dá um elegante efeito monocromático (uma cor) a personalização. Sua durabilidade é enorme, já que não consiste de uma tinta e sim de alterar o material por meio do calor.

 

7. TAMPOGRAFIA

O resultado da tampografia é é muito parecido com o do silk-screen, porém ela tem a vantagem de ser muita mais rápida e precisa. Ela é utilizada em objetos pequenos e de superfície firme.

 

8. HOT STAMP (ESTAMPA QUENTE)

É um sistema semelhante à tipografia, porém o clichê não recebe tinta, sendo apenas aquecido e pressionado sobre uma tira de material sintético revestida de uma finíssima camada metálica.

Quando a camada metálica é pressionada pelo clichê quente, desprende-se da fita e adere à superfície do material a ser impresso.

 

9. BORDADO

Bordado é uma forma de criar a mão ou a máquina desenhos e figuras ornamentais em um tecido, utilizando para este fim diversos tipos de ferramentas como agulhas, fios de algodão, de seda, de lã, de linho, de metal etc., de maneira que os fios utilizados formem o desenho desejado.